
Vidro na decoração: como unir as vantagens do vidro com a decoração?
29 de setembro de 2023
5 motivos para incluir o vidro no seu projeto de arquitetura
29 de setembro de 2023Por mais que o vidro seja um material unânime em projetos de arquitetura, é preciso tomar alguns cuidados para que sua instalação realmente seja vantajosa e segura. De nada adiantará colocar uma cobertura de vidro em um projeto que visa seus inúmeros benefícios se não for instalado por uma empresa idônea, que siga as normas e utilize somente materiais de qualidade para instalação.
Esses fatores são apenas alguns cuidados que deve-se ter antes de incluir o vidro em um projeto arquitetônico. Acompanhe o blog da Sanglass e veja o que considerar ao incluir o vidro na sua residência!
As vantagens em escolher o vidro para o seu projeto
O vidro é um material versátil e que proporciona inúmeras possibilidades de utilização, seja ela na decoração ou na estrutura. Além disso, a escolha por elementos com esse material, bem como, o guarda-corpo de vidro ou envidraçamento de sacadas, é o resultado em adquirir em conjunto, economia, beleza e segurança.
Entretanto, se ações simples não forem observadas e levadas em consideração em sua inclusão, instalação e confecção, ao invés de ser vantajoso pode acarretar somente dores de cabeça, que são reflexos das desvantagens pela falta de cuidado ao contratar a empresa e profissional responsável
Profissionais da área
Para cada tipo de projeto e local, é preciso estudos, técnicas e materiais de utilizações diferenciados. Por isso, ressaltamos que somente profissionais devem trabalhar com esse material e saber apontar essas diferenças, pois tratando-se de instalação de teto com vidro, sacadas ou qualquer outro local de instalação, qualquer erro pode oferecer grandes riscos às pessoas e a estrutura do ambiente.
O arquiteto e/ou engenheiro ficarão responsáveis por todo o projeto assinado e também pela contratação dos profissionais que farão a instalação do fechamento de teto com vidro, janelas, sacadas ou qualquer outra variação que está proposta no projeto aprovado.
Tipo de material utilizado
O tipo de material utilizado difere-se dependendo do local de instalação e também especificações que estão descritas nas normas regulamentadoras responsáveis por garantir a segurança de todos envolvidos com o projeto — desde os profissionais até os moradores do local.
Após a avaliação do ambiente, o arquiteto responsável seguirá as normas para escolha do vidro laminado, temperado ou especial de acordo com os ideais do projeto e cliente, mas sempre seguindo as recomendações das normas.
Algumas normas referente às instalações de vidros:
● NBR 16.259 – Envidraçamento de sacadas;
● NBR NM 293 – Termologia de vidro plano e dos componentes acessórios e suas aplicações;
● NBR 7.199 – Projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil;
● NBR 14.697 – Vidro Laminado;
● NBR 14.698 – Vidro Temperado;
● NBR 14.718 – Guarda-corpos para edificação;
● NBR 11.706 – Vidros na construção civil.
Conheça a Sanglass
A Sanglass segue à risca as recomendações das normas regulamentadoras, tem vasta experiência e somente profissionais qualificados para instalação de vidros: Guarda-corpo, cobertura de vidro, entre outras especializações.
Entre em contato e solicite uma visita técnica para orçamento!